Pular para o conteúdo principal

Mensagem de Boas Vindas. Ano Letivo de 2020

          Olá Estudantes gostaria de desejar a todos um excelente ano letivo. Vamos compartilhar saberes, vivências pedagógicas, experiências de vida. O mundo está repleto de possibilidades, aprender pressupõe abrir a mente e o coração. 
          Como docente quero contribuir com conteúdos significativos para a formação de estudantes, conscientes da sua importância social e do seu valor enquanto indívíduo. 
          Os jovens precisam ter sonhos, projetos de vida, quero muito poder auxiliar nessa caminhada.
A pró-atividade, a empatia, a tolerância, a disposição para aprender são qualidades fundamentais para obter êxito em um mundo complexo, multicultural e tecnológico.
          O conhecimento histórico é de suma importância para que possamos traçar um fio condutor. Contem comigo e vamos trilhar juntos em uma comunidade de aprendizagem, pois sempre há o que ensinar e o que aprender. Sucesso nesse ano de 2020.
Professora Angela Maria Vieira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA REVOLUÇÃO FRANCESA

       A mulher francesa teve um papel muito importante na Revolução, com participação extremamente ativa, tanto na queda da Bastilha quanto na invasão ao Palácio de Versalhes. Infelizmente o protagonismo feminino quase foi apagado da historiografia sobre o assunto, vindo apenas recentemente receber a devida atenção.               A participação da mulher foi vetada na política durante o período revolucionário, mas isso não as impediu de participar nas tribunas abertas ao público. Pauline Léon apresentaria em 1792 uma petição assinada por trezentas mulheres para que elas integrassem a Guarda Nacional, tal pedido foi vetado, assim como seu direito ao voto.             Um dos acontecimentos mais emblemáticos da participação feminina na Revolução, foi quando um grupo de mulheres, em 5 de outubro de 1789 se reuniu em frente da prefeitura de Paris, protestando   pela falta de pão, que na época era o principal alimento do povo francês. Logo a multidão marcharia em direção a

CAMPANHA VIRTUAL CONTRA XENOFOBIA

Os estudantes baixaram um aplicativo em seus celulares, produziram uma campanha contra a xenofobia, com frases de efeito, imagens e postaram nas redes sociais.

A Participação Feminina na Revolução Francesa

Participação das Mulheres na Revolução Francesa A atuação das mulheres na Revolução Francesa foi marcada por uma marcha que forçou o rei a deixar Versalhes Na história tradicional da Revolução Francesa, os grandes personagens são homens: Maximilien de Robespierre (1758-1794), Georges Jacques Danton (1759-1794), Jean-Paul Marat (1743-1793). Uma mulher brilha nos relatos, porém do lado da realeza: a rainha Maria Antonieta (1755-1793). Mas a participação feminina foi muito mais importante do que se imagina. "Sua presença na cena política foi tolerada e até incentivada no início da Revolução, porém reprimida em outubro de 1793, e depois novamente, de forma definitiva, em 1795", afirma a pesquisadora Tania Machado Morin em uma tese a respeito do assunto, defendida na Universidade de São Paulo - e um dos raros estudos sobre o tema já publicados no Brasil. As mulheres fundaram clubes políticos, discursaram na Assembleia Nacional, participaram das jornadas revolucionárias. M