Pular para o conteúdo principal

PROJETO "DO PORTO PRÍNCIPE PARA A CIDADE DOS PRÍNCIPES"


Estudantes:

Estamos retomando o Projeto: Do Porto Príncipe para a Cidade dos Príncipes. Nesse segundo semestre um grupo de estudantes do 1º 1 Alecssandra, Karolayne, Maria Edurda Serpa e Mila , sob minha orientação estão refazendo as entrevistas com os estudantes haitianos da escola e seus familiares ou responsáveis. 
No primeiro semestre as entrevistas foram feitas, porém, sem o rigor científico exigido pela metodologia da história oral. Dessa vez estamos tomando todas as precauções jurídico-científicas. Os entrevistados assinam um termo de Cessão de Direitos de Uso e Divulgação de Depoimento Oral, os pais ou responsáveis também, permitindo o uso das entrevistas em publicações ou como fonte de pesquisa oral. Não tomamos essas preocupações com as entrevistas realizadas no primeiro semestre o que invalidou a sua utilização para fins de pesquisa e/ou publição, mas enfim, tudo é um aprendizado.
O nosso primeiro entrevistado foi o estudante do 8º1 vespertino Josiace Mondestin. Ele ficou um pouco nervoso, mas nos forneceu algumas informações interessantes. 
A entrevista foi realizada no último dia 24/08/2018 na Escola Jorge Lacerda.
Muito obrigada Jociace e as entrevistadoras: Mila e Maria Eduarda






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA REVOLUÇÃO FRANCESA

       A mulher francesa teve um papel muito importante na Revolução, com participação extremamente ativa, tanto na queda da Bastilha quanto na invasão ao Palácio de Versalhes. Infelizmente o protagonismo feminino quase foi apagado da historiografia sobre o assunto, vindo apenas recentemente receber a devida atenção.               A participação da mulher foi vetada na política durante o período revolucionário, mas isso não as impediu de participar nas tribunas abertas ao público. Pauline Léon apresentaria em 1792 uma petição assinada por trezentas mulheres para que elas integrassem a Guarda Nacional, tal pedido foi vetado, assim como seu direito ao voto.             Um dos acontecimentos mais emblemáticos da participação feminina na Revolução, foi quando um grupo de mulheres, em 5 de outubro de 1789 se reuniu em frente da prefeitura de Paris, protestando   pela falta de pão, que ...

CAMPANHA VIRTUAL CONTRA XENOFOBIA

Os estudantes baixaram um aplicativo em seus celulares, produziram uma campanha contra a xenofobia, com frases de efeito, imagens e postaram nas redes sociais.

A Participação Feminina na Revolução Francesa

Participação das Mulheres na Revolução Francesa A atuação das mulheres na Revolução Francesa foi marcada por uma marcha que forçou o rei a deixar Versalhes Na história tradicional da Revolução Francesa, os grandes personagens são homens: Maximilien de Robespierre (1758-1794), Georges Jacques Danton (1759-1794), Jean-Paul Marat (1743-1793). Uma mulher brilha nos relatos, porém do lado da realeza: a rainha Maria Antonieta (1755-1793). Mas a participação feminina foi muito mais importante do que se imagina. "Sua presença na cena política foi tolerada e até incentivada no início da Revolução, porém reprimida em outubro de 1793, e depois novamente, de forma definitiva, em 1795", afirma a pesquisadora Tania Machado Morin em uma tese a respeito do assunto, defendida na Universidade de São Paulo - e um dos raros estudos sobre o tema já publicados no Brasil. As mulheres fundaram clubes políticos, discursaram na Assembleia Nacional, participaram das jornadas revolucionárias. M...